sexta-feira, 8 de abril de 2011

FORÇA EXPEDICIONÁRIA BRASILEIRA

Os Generais da Divisão Brasileira: Zenóbio da Costa, Mascarenhas de Moraes e Cordeiro de Farias, no desfile da Divisão Expedicionária no Rio de Janeiro, em 24 de maio de 1944

24 de maio de 1944 – Desfile da Divisão Expedicionária Brasileira, no Rio de Janeiro, antes do embarque para a Europa. Capitão Tácito Theóphilo à frente do batalhão saúda a Bandeira Nacional e o Presidente Getúlio Vargas.


Desfile da Divisão Expedicionária Brasileira, no Rio de Janeiro

Imagens do desfile - à frente o Capitão Tácito Theóphilo, que se tornaria,  no Governo Geisel, Ministro do Estado Maior das Forças Armadas.

Poema do poeta russo Konstantin Simonov  e desenho a nanquim de A. C. Motta, divulgado entre os componentes da FEB.


Espere por mim...
Espere por mim que voltarei!
Mas é preciso que espere com fé
e de todo o coração!
Espere por mim
na tristeza infindável dos dias de chuva.
Espere por mim
nas horas uivantes em que a neve cai.
Espere por mim
na ânsia sufocante que vem do calor.
Espere por mim
mesmo que todas as outras
que esperam por outros
já tenham cessado de esperar...
Espere por mim.
Espere, sim,
que hei de enfrentar a morte...
mas voltarei!

Konstantin Simonov

Nenhum comentário:

Postar um comentário